Aveia: tudo o que precisa de saber

A aveia é um dos cereais mais ricos em proteínacálcioferro e vitaminas indispensáveis à saúde do nosso organismo (apresenta um elevado valor nutritivo). Para além disso, contém fibras alimentares que ocupam um pilar fundamental da nossa alimentação.

Facilmente é encontrada sob a forma de flocos, ao natural ou incorporando a composição de cereais de pequeno-almoço, biscoitos e bolachas.

aveia

Composição nutricional da aveia

A aveia caracteriza-se por possuir proteína, amido, ácidos gordos insaturados e fibras alimentares (tanto na sua fração solúvel como insolúvel).

A aveia também contém micronutrientes, como vitamina E, folatos, zinco, ferro, selénio, cobre, manganês, carotenoides e ainda aminoácidos (como betaínas e arginina). O seu alto conteúdo proteico distingue-se dos outros cereais pelo elevado teor em arginina – é um aminoácido que apresenta importância na resposta imunológica e cicatrização de tecidos.

aveia

No seu total, os vários tipos de fibra alimentar presentes na aveia, podem ter um papel ativo na regulação e proteção da flora intestinal, na regulação da glicémia e na promoção da saciedade.

Apesar da aveia no seu estado natural ser isenta de glúten, no momento do tratamento e processamento dos cereais, a aveia é tratada nos mesmos depósitos que os outros tipos de cereais, sendo que a sua junção a cereais como o trigo ou o centeio faz com que o glúten existente nos depósitos se junte à aveia, pelo que é necessário que os doentes celíacos estejam atentos aos rótulos dos produtos, no sentido de se certificarem sobre a inexistência de glúten.

aveia

Benefícios no consumo de aveia

Por apresentar um teor de fibra elevado, principalmente de β-glucanos, de uma forma geral, a aveia possui inúmeros benefícios, tais como:

  • Reduz os níveis sanguíneos de colesterol (a ingestão de β-glucanos de aveia em doses diárias parece reduzir os níveis de colesterol total e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) plasmática);
  • Auxilia no controlo da Diabetes Mellitus e da pressão arterial;
  • Ajuda a combater a obstipação;
  • Ajuda na manutenção e controlo do peso ideal.

Para além destes benefícios, o consumo de aveia estimula o funcionamento da tiroide e melhora a resistência ao frio. É hipoglicémica e por isso pode ser consumida por diabéticos.

aveia

Redução dos níveis de açúcar no sangue

Por ser rica em fibra e em hidratos de carbono de absorção lenta, a fibra da aveia ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos e, consequentemente, a controlar os níveis de glicose no sangue. Desta forma, consegue evitar oscilações bruscas de glicemia que potenciam a fome repentina e a diminuir a resistência à insulina e diabetes.

Benefícios na digestão, saúde intestinal e colesterol

As fibras solúveis presentes na aveia são ainda uma ajuda na regulação do trânsito intestinal e do processo digestivo. A digestão da aveia é feita de forma mais lenta o que contribui para o aumento da sensação da saciedade.

O elevado teor em fibra também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, uma vez que os β-glucanos impedem a sua reabsorção a nível intestinal.

Fonte de proteína, vitaminas e minerais

A aveia apresenta um elevado teor em proteína que ronda os 13%, um valor superior à maioria dos restantes cereais.

É ainda uma fonte interessante de vitaminas B e E, ácido fólico e minerais como o fósforo, magnésio e zinco. Torna-se assim um ótimo alimento a incluir na sua alimentação.

aveia

Para ter acesso a receitas com aveia clique aqui.

No momento da compra e conservação da aveia

Nas grandes superfícies poderá encontrar vários produtos que contêm aveia na sua constituição, desde cereais de pequeno-almoço bolachas e biscoitos até farinhas de aveia utilizadas para a confeção de massas, pão e bolos.

Relativamente aos cereais de pequeno-almoço, bolachasbiscoitos, deve ter sempre em atenção à informação nutricional e a relação entre fibra alimentar/gorduras, para que a quantidade de gorduras não sobreponha em grande parte a quantidade de fibras alimentares, tendo em conta os valores diários de referência.

Durante a compra, deve sempre verificar se as embalagens dos produtos que vai adquirir estão corretamente fechadas e intactas e sem quaisquer vestígios de humidade. Relativamente ao processo de armazenamento o produto deve ser conservado num local fresco e seco.

aveia

Conclusão

A aveia é um cereal por norma consumido na sua forma integral e, por isso, muito ricos em nutrientes. Versátil na alimentação, pode ser usada em simples papas ou numa ampla diversidade de receitas – com iogurte, leite ou bebidas vegetais, em batidos, saladas, bolos, bolachas, pão, entre outros.

Disponível em flocos, farelo ou farinha, é uma alternativa económica e saudável face a outros cereais refinados e, graças aos seus muitos benefícios, pode ser consumida diariamente, podendo ser inserida ao pequeno-almoço, lanches ou como complementar antes do treino.

aveia

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *