Para começar, existem diferenças significativas entre estes 3 alimentos, sobretudo nas quantidades e tipo de gordura utilizada:
- A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir da gordura do leite;
- As margarinas e os cremes vegetais são obtidos a partir de gorduras de origem vegetal (e/ou animal, no caso das margarinas), nomeadamente de sementes de girassol, milho, soja, entre outros.
Manteiga
A manteiga é o produto feito exclusivamente a partir da nata do leite de vaca. A manteiga pode ser classificada quanto ao seu teor de sal ou quanto à sua maturação.
- Quanto ao teor de sal: manteiga com sal ou manteiga sem sal;
- Quanto à maturação:
- Manteiga maturada: proveniente de natas maturadas por meio de bactérias;
- Manteiga não maturada: proveniente de natas não maturadas.
Hoje em dia, a produção industrial de manteiga é o resultado dos conhecimentos e da experiência que foram sendo entretanto adquiridos nas áreas da higiene, segurança alimentar, toxicologia e tratamentos térmicos.
Os principais ingredientes de uma manteiga com sal são:
- Gordura (80–82%);
- Água (15,6–17,6%);
- Sal (cerca de 12%);
- Proteína, cálcio e fósforo (no total, cerca de 1,2%).
Para além disso, a manteiga contém vitaminas lipossolúveis (A, D e E). Pelo seu elevado teor em gordura animal, principalmente gorduras saturadas que se associam ao aumento do colesterol e a problemas cardiovasculares e, por isso mesmo, tem-se procurado alternativas ou formas de diminuir a percentagem de gordura na manteiga. Assim, surgiram as manteigas magras e os cremes vegetais (margarinas).
Margarina (cremes vegetais – versão para barrar)
Primeiro, importa perceber que os cremes vegetais são a versão para barrar da margarina. Em termos práticos, a principal diferença é que as margarinas tendem a ser usadas para cozinhar, são mais ricas em gorduras trans (gorduras estas ainda mais prejudiciais à saúde do que as saturadas). As margarinas mais ricas nestas gorduras costumam ser usadas como ingrediente de produtos de pastelaria, panificação e confeitaria. Já os cremes de barrar vegetais que temos à venda são “isentos” de gorduras trans (menos de 5%).
De uma forma geral:
- A margarina é o produto obtido a partir de matérias gordas de origem vegetal e/ou animal, sendo que o teor de matérias gordas terá de ser no mínimo 80%;
- O creme de barrar vegetal é obtido a partir de matérias gordas de origem vegetal, com teor de matérias gordas diferentes:
- Cremes de barrar a <39%;
- Cremes de barrar a 41-60%;
- Cremes de barrar 62-80%.
Diferenças e semelhanças
Algumas diferenças no que diz respeito aos micronutrientes:
- A quantidade de ácido fólico e de vitamina B12 é superior na manteiga, assim como em selénio e em zinco;
- A margarina tem maior quantidade das vitaminas A, E e K e também de cálcio e potássio.
Tabela com as caracterísitcas (origem, matéria-prima, tipos de gordura e calorias):
Tabela com o valor nutricional (por 7g – 1 colher de chá):
A manteiga é rica em gordura saturada, enquanto que a margarina e os cremes vegetais são ricos em gorduras insaturadas. A margarina é a que apresenta um teor mais elevado de gordura trans.
Recomendação
- Opte por creme vegetal, idealmente magro ou light e melhor ainda com esteróis vegetais;
- Modere o consumo de manteiga, enquadrado num estilo de vida saudável, sobretudo para aqueles que têm níveis de colesterol elevados.
No momento da escolha, tenha em atenção:
- Valor calórico: procure por manteigas, margarinas ou cremes vegetais magros ou light. Terão uma redução de gordura e sem adição de outro componente (ex.: açúcar);
- Teor de gordura saturada e trans: procure por manteigas ou margarinas com valores próximos do zero;
- Contéudo em sal: procure por manteigas, margarinas ou cremes vegetais com redução ou sem sal.
Manteigas e cremes vegetais que recomendo:
Conclusão
Tanto a manteiga como os cremes vegetais podem fazer parte da nossa alimentação, mas deverão ser incluídas em quantidades moderadas, sendo que a sua frequência deverá variar de pessoa para pessoa (principalmente para pessoas que tenham problemas cardiovasculares).
Para além destes acompanhamentos para o pão, existem outros também, tais como: queijo para barrar magro, queijo fatiado, húmus, doce 0%, entre outros.