Impacto do álcool no emagrecimento

As bebidas alcoólicas são consumidas em todo o mundo, desde celebrações até momentos de relaxamento. No entanto, o seu consumo acarreta uma série de processos metabólicos e, consoante a frequência e a quantidade, pode ser prejudicial, não só à saúde, como pode ter um verdadeiro impacto nas pessoas que estão em processo de emagrecimento.

álcool e emagrecimento

O que acontece ao álcool no nosso organismo?

O álcool é uma molécula química (etanol), que apesar de não ser considerado um nutriente, comporta-se no nosso organismo como tal. Ou seja, não tem a função de nos nutrir, mas confere calorias.

Quando uma pessoa ingere bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido principalmente pelo estômago e pelo intestino delgado e entra na corrente sanguínea. Depois, é distribuído por todo o corpo, afetando diversos órgãos e sistemas. O fígado é o principal órgão responsável pela oxidação do álcool. Enzimas, sobretudo a álcool desidrogenase (ADH) e a aldeído desidrogenase (ALDH), quebram o álcool em acetaldeído, um composto tóxico para o nosso organismo. O acetaldeído é convertido em acetato, uma substância menos prejudicial, pela enzima ALDH. O acetato poderá ser usado como fonte de energia pelo corpo ou convertido em outras substâncias, como água e dióxido de carbono. Por fim, o acetato é então eliminado do corpo principalmente pela urina e pela expiração.

Impacto do álcool na gestão do peso

O álcool (também conhecido como etanol), é metabolizado no organismo por meio de um processo que envolve várias etapas. A maior parte do álcool ingerido é metabolizado no fígado, onde é convertido em substâncias menos prejudiciais antes de serem posteriormente eliminadas do corpo. Quanto maior o teor alcoólico das bebidas ingeridas, maior o seu impacto metabólico e consequências negativas para a saúde. O metabolismo do álcool também tem um impacto no peso corporal, pois o consumo excessivo de álcool, pode contribuir para o ganho de peso, através do excesso calórico.

álcool e emagrecimento

Obviamente, o impacto do álcool no peso corporal depende de vários fatores, incluindo a quantidade de álcool consumida, a frequência do consumo e o estilo de vida da pessoa. Contudo, podemos identificar 4 formas de como o álcool pode impactar negativamente o peso:

Excesso calórico

O álcool apresenta uma densidade calórica elevada, o que significa que tem muitas calorias em relação ao seu peso. Uma grama de álcool fornece sete quilocalorias (1g de álcool = 7g de kcal), pouco menos que a gordura e quase o dobro dos hidratos de carbono e proteína*. O consumo excessivo de álcool pode contribuir para aumentar o consumo calórico total e, se não for feito um ajuste no balanço energético com atividade física ou redução de calorias noutras refeições, pode levar ao ganho de peso.

O álcool fornece calorias vazias, ou seja, fornece calorias, mas não nutrientes ao organismo, que vão ter uma absorção mais rápida por parte do nosso organismo e consequentemente um maior armazenamento sob a forma de gordura.

*1g de álcool fornece cerca de 7kcal, o que comparando com os outros nutrientes (1g de hidratos de carbono fornece 4kcal, 1g de proteína fornece 4kcal, 1g de gordura fornece 9 kcal), concluindo que o álcool significativamente para o valor calórico diário.

álcool e emagrecimento

Efeito desidratante e retenção de líquidos

O álcool tem um efeito desidratante no corpo, levando à perda de água, vitaminas e sais minerais e provoca simultaneamente retenção de líquidos, provocando uma sensação de inchaço e maior volume corporal, principalmente nas mulheres.

Alterações metabólicas

O metabolismo do álcool pode afetar a forma como o corpo metaboliza outros nutrientes, como hidratos de carbono e gorduras. Isso pode, potencialmente, contribuir para acumular (mais) gordura.

álcool e emagrecimento

Escolhas alimentares menos saudáveis

Ingerir bebidas alcoólicas pode influenciar as escolhas alimentares, levando ao consumo de alimentos ricos em calorias e/ou pobres em nutrientes. Esta influência das escolhas alimentares pode contribuir para o aumento de peso ao longo do tempo.

álcool e emagrecimento

Impacto no rendimento desportivo

O álcool é responsável por causar desidratação, prejudicar a recuperação e diminuir a força, resistência, coordenação e equilíbrio, quando consumido em excesso, prejudicando a performance desportiva. Para além disso, tem impacto na qualidade do sono e pode levar a uma diminuição da motivação e vontade de praticar exercício, afetando negativamente o balanço energético e a gestão de peso.

álcool e emagrecimento

Portanto lembre-se, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ter um impacto significativo na gestão de peso devido às calorias adicionais consumidas, às mudanças no metabolismo e às escolhas alimentares. O seu consumo moderado e consciente, juntamente com um estilo de vida saudável, é importante para manter um peso saudável e um bem-estar geral.

Calorias de algumas bebidas alcoólicas

álcool e emagrecimento
álcool e emagrecimento

Conclusão

Além do álcool, muitas bebidas alcoólicas apresentam ainda açúcar de adição e/ou refrigerante, aumentando ainda mais o valor calórico da bebida.

Dicas práticas para diminuir a ingestão de álcool

  • Ao adicionar uma bebida extra não calórica (como água ou gasosa sem açúcar), consegue contribuir para a diluição do álcool (reduz o teor do álcool da bebida) e paralelamente, contraria o efeito desidratante do álcool, uma vez que está a hidratar simultaneamente;
  • Procure alternar sempre a bebida alcoólica com a água! Tenha os 2 copos e vá alternando as 2 bebidas. “Só é permitido passar para um segundo copo de álcool, depois de ter bebido um copo de água também”. Assim ao longo da refeição, não só, vai hidratando, como provavelmente vai reduzir a ingestão de bebida alcoólica sem dar por isso.

Acima de tudo, quando bebe, o meu conselho é que o deve fazer de forma consciente e sempre com moderção!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *